Serviços

Recepção

Aqui são oferecidas orientações sobre os serviços ofertados por este cartório

Atendimento: nossa equipe de atendentes está habilitada a oferecer um atendimento digital humanizado para solicitação dos seguintes serviços:

  • Consulta sobre existência de cartão de autógrafo;
  • Auxílio no preenchimento dos formulários disponibilizados em meio físico;
  • Orientação quanto ao serviço pretendido e ao setor do cartório responsável para resolver-lo;
  • Auxílio no preenchimento dos formulários disponibilidades na plataforma e dos dados cadastrais necessários;
  • Auxílio e orientação quanto aos atos eletrônicos do cartório;

<span data-metadata=""><span data-buffer="">Tabelionato de notas

Para esses atos, a tabeliã afere a identidade e capacidade dos usuários, adequando suas vontades à lei. Abaixo apresentamos os serviços pertinentes. 

Notas: nesse setor, é possível ao cidadão realizar:

  • Apostilamento de Haia;
  • Reconhecimento de firmas presencial ou eletrônica;
  • Autenticação de cópias;
  • Materialização de documentos;
  • Auxílio no preenchimento dos formulários disponibilidades na plataforma e dos dados cadastrais necessários;
  • Auxílio e orientação quanto aos atos eletrônicos do cartório;

Escritura: nesse setor, é possível lavrar escrituras para:

  • Venda e compra de imóveis urbanos e rurais;
  • Permuta de Bens;
  • Distrato;
  • Divórcio, inventário, nomeação de inventariante, cessão de direitos hereditários e de renúncia de direitos hereditários;
  • Levantamento de saldos em contas-correntes, poupanças, aplicações financeiras (saques de valores da Lei n.º 6.858/98 sem necessidade de alvará judicial);
  • Renúncia de propriedade de imóvel;
  • Extinção de condomínio tradicional e/ou Pro-Diviso;
  • União estável, pacto antenupcial, e declaratórias em geral;
  • Cessão de direitos possessórios;
  • Declaratória de direitos possessórios;
  • Servidão de passagem;
  • Constituição de hipotecas, alienações fiduciárias, confissão de dívidas e concessão de crédito;
  • Doações de bens imóveis;
  • Emancipação;
  • Ajuste de Divisas, Retificação de área (GEO), Localização de Imóvel (Retificação de título sobreposto ou deslocado);
  • Testamentos em geral;
  • Ata notarial para fins de usucapião, de verificação in loco, de conversas de WhatsApp e de outras mídias sociais, de constatação de notícias em sites, de acidentes automobilísticos e de ausência de comparecimento.
  • Cartas de Sentença – O advogado retira os autos da secretaria judicial (Vara) e apresenta à tabeliã, a qual traslada as cópias, formando a carta de sentença.
  • Cartas de Sentença – O advogado encaminha cópia digital do processo eletrônico à tabeliã, a qual materializa os atos solicitados, formando a carta de sentença.
  • Certidões em geral – Nesse setor, também são emitidas certidões de todas as escrituras lavradas no cartório.

Procuração:

É um instrumento de mandato, por meio do qual alguém concede poderes a outrem, por um prazo ou período pré-definido. Enquanto documento, a procuração pode mediar a concessão de poder entre pessoas físicas, jurídicas ou sociedades.

Observações:

  • As procurações com outorga de poderes para instituições financeiras, via de regra, possuem o prazo de um ano.
  • Nas procurações outorgadas por pessoas idosas, recomenda-se prazo de validade não superior a 1 (um) ano, com atribuição de poderes para prática de negócios jurídicos específicos e determinados e sem previsão de cláusula de irrevogabilidade, conforme Art. 399 da CNGCE/MT- Provimento n. 42 de 29 de dezembro de 2020.
  • A procuração para alienação de imóvel deve conter poderes especiais e expressos, recomendando-se a apresentação de matrícula atualizada do imóvel.
  • A procuração cujo outorgante e/ou outorgado são sociedades empresárias, deve-se apresentar a certidão atualizada da Junta comercial do Estado de Mato Grosso- JUCEMAT.

Tabelionato de protesto

Se você é credor, poderá recorrer aos serviços de recuperação dos seus créditos por meio do protesto de títulos e documentos de dívida. Se você é devedor, tem a oportunidade de quitar e/ou negociar suas dívidas protestadas. Caso o protesto não seja legítimo, você poderá sustá-lo. Nessa hipótese, você deverá estar obrigatoriamente representado pelo seu advogado. Os principais serviços ofertados são:

  • Certidões positivas e negativas de protesto;
  • Recebimento (apontamento) de títulos e documentos de dívida para protesto;
  • Negociação de dívidas protestadas;
  • Cancelamento, presencial ou eletrônico, de protesto;
  • Consultas sobre títulos protestados.

<span data-metadata=""><span data-buffer="">Registro civil das pessoas naturais

O cartório da cidadania: aqui você realiza os registros de:

  • Nascimento;
  • Casamento;
  • Óbitos;
  • Transcrição de registro de estrangeiros;
  • Emancipação;
  • Interdição e tutelas;
  • União estável

Além disso, você pode solicitar:

  • Retificação de erros de grafia nos nomes registrados nos livros cartorários;
  • Segunda via de nascimento, casamento e óbito deste cartório ou de qualquer outra serventia do país;
  • Reconhecimento de paternidade/maternidade socioafetiva,

<span data-metadata=""><span data-buffer="">Registro civil das pessoas jurídicas

Aqui você registra os estatutos das associações, das fundações e dos conselhos de educação bem como averba as atas de eleições e posse dos membros dos órgãos deliberativos e consultivos e outras alterações.

<span data-buffer="">Conciliação e mediação extrajudicial

Aqui você encontra uma oportunidade de restabelecer o diálogo interrompido em qualquer área da sua vida.

<span data-buffer="">Plataforma eletrônica – e-notariado

Aqui você pode assinar escrituras, procurações, reconhecer firmas por autenticidade e autorizações de viagens, eletronicamente, sem precisar sair de casa e sem custos adicionais além dos emolumentos dos atos notariais.

Recursos humanos<span data-metadata="">

Unidade que é responsável por agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar as pessoas que forma o nosso time. Suas principais tarefas são:

  • Abertura de processo seletivo;
  • Recebimento de currículos;
  • Realização de entrevistas;
  • Seleção e contratação dos funcionários;
  • Recebimento de propostas de fornecedores de serviços e de produtos relacionados à atividade do cartório.