Cartórios da Baixada Cuiabana são fundamentais para a realização do Casamento Abençoado

Mais de 700 casais participaram de cerimônia de casamento no último domingo (8 de dezembro), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, durante mais uma edição do Casamento Abençoado. A iniciativa foi da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf) e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), sendo os cartórios da Baixada Cuiabana os responsáveis pela concretização dos matrimônios.

“Os Cartórios de Registro Civil da Baixada Cuiabana (Cuiabá, Várzea Grande, Rosário Oeste, Poconé, Barão de Melgaço, Porto Estrela, Barra do Bugres, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Santo Antonio de Leverger, Jangada, Coxipó do Ouro, Nova Brasilândia e Planalto da Serra), contribuíram significativamente para o sucesso do evento, pois suas respectivas equipes trabalharam diuturnamente preparando todas as habilitações para os casamentos. As serventias são as responsáveis por tornar o casamento válido aos olhos do Estado, conferindo aos cônjuges uma série de direitos e garantias legais. Esse processo começa com a habilitação, uma etapa indispensável em que os noivos devem declarar oficialmente sua intenção de se casar. Durante essa fase, o cartório verifica se não há impedimentos legais para a união como, por exemplo, a existência de outro casamento ainda válido ou a presença de parentesco entre os noivos. Sem a participação dos cartórios não seria possível assegurar a legalidade e a publicidade necessárias para resguardar os direitos dos envolvidos”, explicou o presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais Seção Mato Grosso (Arpen-MT), Rodrigo Oliveira Castro, que representou a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) no evento.

A cerimônia começou às 18h e foi aberta aos convidados dos noivos. O objetivo do Casamento Abençoado foi proporcionar de forma gratuita a regularização civil matrimonial de casais com renda total de até três salários mínimos e que estão cadastrados no CAD Único. Além das cerimônias, cinco casas foram sorteadas para os casais participantes.

A secretária Grasi Paes Bugalho celebrou a realização do Casamento Abençoado, uma iniciativa idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo governador Mauro Mendes, voltada para fortalecer as famílias de Mato Grosso. “Promovemos a união civil, um pilar fundamental para a sociedade e uma referência para aprimorar nossos serviços de assistência social. Agradeço aos parceiros envolvidos, como Anoreg e os cartórios, além do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública, essenciais para viabilizar o evento”, destacou.

A cerimônia foi muito especial para Odenir Faria, de 52 anos, e Eulália Câmara, de 47. Eles se conheceram na época da escola e estão juntos há 34 anos. “Comecei a interagir, conversamos e logo depois surgiu o namoro. Gostei dela e me encantei com o seu jeito. Desde então, estamos juntos e felizes. Eu fiz um pedido a Deus: que ele me desse quatro filhos, dois casais, e conforme às orações, ele assim o fez, os meninos são gêmeos, e tivemos mais duas meninas”, contou Odenir.

Ele ressaltou que o casal enfrentou obstáculos juntos e fortaleceu a união. “Enfrentamos isso na base do amor, carinho, diálogo, paciência e Deus em primeiro lugar, e hoje ele nos abençoou mais uma vez para estarmos realizando nosso Casamento Abençoado”, pontuou.

Outro casal beneficiado pela ação, Cláudio da Silva, de 70 anos, e Francisca de Oliveira, de 57, se conheceram por meio de uma rede social e estão juntos há dois anos. “Ela morava em Teresina e eu vi foto dela. Me interessei e começamos a conversar. Fomos nos conhecendo e a convidei para morar comigo aqui em Cuiabá e ela veio. Sabemos que relacionamentos por rede sociais na maioria das vezes não dá certo, mas felizmente o nosso está funcionando. Aproveitamos a oportunidade disponibilizada pelo Governo do Estado para oficializar nosso compromisso. É a realização de um sonho”, afirmou Francisco.

Casamento Abençoado

O Casamento Abençoado contou com a parceria da MT Participações e Projetos S/A (MT Par), da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), da Associação de Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso (Arpen-MT), do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), por meio da Corregedoria de Justiça e Justiça Comunitária, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), dos Tabelionatos Civis Municipais e das Secretarias Municipais de Assistência Social, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). (Com informações do G1 e O Empallador. Fotos: João Reis/Setasc e Rodrigo Oliveira Castro)